Propaganda Box

segunda-feira, 16 de março de 2015

Cortana pode ir para IOS E ANDROID

Cortana

Uma das atrações prometidas para o Windows 10 é a Cortana, que já mostra o que é capaz de fazer no Windows Phone. Mas a Microsoft pode estar querendo fazê-la ultrapassar os muros de seus sistemas: segundo a Reuters, a companhia está preparando a assistente de voz para desembarcar no iOS e no Android.
O veículo entrevistou Eric Horvitz, diretor da Microsoft Research. O pesquisador explicou que a companhia está trabalhando em um projeto de inteligência artificial de codinome Einstein que deve culminar em uma versão mais avançada da Cortana (ou, eventualmente, em um assistente sucessor).
Horvitz não disse nada sobre a chegada da Cortana em outras plataformas, mas fontes próximas à companhia afirmaram à Reuters que o projeto também tem ligação com uma versão independente da Cortana que deve funcionar em tablets e smartphones com iOS ou Android.
A ideia, se levada adiante, se juntará à proposta multiplataforma do Office como prova da mudança de rumos que a administração de Satya Nadella está promovendo na Microsoft.
Até agora, os assistentes – Siri no iOS e Google Now no Android (embora também disponível na plataforma da Apple) – aparecem como destaques de cada plataforma. A Microsoft também segue por esse caminho, mas se sair, estará mostrando que prefere mesmo ter um ecossistema de serviços universal do que apenas tentar levar o Windows para o maior número de equipamentos possível.
Não está claro o que exatamente a versão mais avançada da Cortana poderá fazer, mas Horvitz deu pistas: o nome do projeto é inspirado na pesquisa que relaciona tempo e espaço que Albert Einstein desenvolveu.
A Cortana teria, portanto, a missão de entender onde, quando e o que o usuário pretende fazer para se antecipar quando necessário. Assim, a assistente conseguiria informar com mais precisão, por exemplo, o caminho que a pessoa deve seguir para desviar de um congestionamento ou qual o status de um voo.
É óbvio que a Microsoft não está sozinha nessa missão – os cards do Google Now estão aí como exemplo. Se a Cortana chegar mesmo ao iOS e ao Android, deveremos ter uma disputa bastante interessante, portanto.
A Microsoft ainda não confirmou o plano. Mais detalhes sobre o assunto devem aparecer após o lançamento do Windows 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário